Mesa com computador e teclado antigos, disquetes e Cds espalhados entre fios de ligação

Qual sistema operacional é ideal para usar computadores muito antigos em 2025

Depois de uma extensa bateria de testes que levou alguns anos, tendo experimentado vários sistemas em diversas configurações de computadores com memória de 100 a 266 MHz, com processadores de 500 MHz em diante, cheguei a uma conclusão valiosa que permitirá o uso do seu PC antigo hoje, com acesso à Internet de maneira 100% segura, com performance razoável.

Bodhi Linux e o hardware obsoleto

Baseado no Ubuntu, essa distro Linux tem uma versão chamada Legacy de número 5.1.0 que funciona somente em computadores 32 bits. Promissor, não? Talvez, se não fosse a péssima compatibilidade com hardware antigo (como placas ISA) e uma performance questionável. Talvez em um computador com 2 gigabytes de RAM, a experiência seja boa, mas qual computador com processador 32 bits apenas suporta essa quantidade de memória?

Em duas ou três configurações, através dos anos, o resultado nunca foi empolgante, mas sofrível, então não recomendo nem tentar, a não ser que seu computador seja só um pouco antigo, com memórias DDR2: nesse cenário, pode valer a pena.

ReactOS é para máquinas virtuais

Promissor, ousado e minimalista, o ReactOS é um sistema operacional estilo Windows NT que não exige grandes configurações, mas infelizmente, nos meus testes nunca funcionou muito bem em computadores reais antigos, em alguns falhando após a instalação em hardware testado e saudável, sem falar que os navegadores disponíveis para o sistema não se adéquam aos padrões modernos de segurança da Internet em 2025. O mesmo vale para os heroicos Haiku OS e MenuetOS, que são sistemas inovadores, superinteressantes, até apaixonantes, mas não para navegar em HTTPS. No caso do MenuetOS, até computadores 486 podem ser recuperados para jogar, programar e ouvir música, mas não para navegar nos mares “perigosos” da web no século XXI.

Tiny Core Linux está quase lá

Lembrando em parte o Windows 3.1, essa distro Linux sim, é promissora por sua incrível leveza, podendo ser usada também em computadores 486, só que, também não oferece navegadores modernos, o que talvez já tenha sido corrigido desde os meus muitos testes. Este SO foi adaptado pela fabricante de dispositivos Seagate para executar sua ferramenta de diagnóstico e correção de unidades SeaTools, provando que é muito leve e que compilar um .tar.gz não mata ninguém.

Tiny Core Linux e seu painel de controle minimalista

A “loja” do sistema é bem básica, mas dá para instalar uma versão obsoleta do Chromium, entre outros navegadores úteis apenas para uma navegação frugal, sem a nossa confiança para a transmissão de dados sensíveis, como números de cartão de crédito, senhas de serviços importantes, etc.

Ah, para usar o Tiny Core é altamente desejável alguma afinidade com o idioma inglês, o que é um ponto fraco deste sistema operacional.

Q4OS, uma alternativa interessante

Dentre as muitas distros Linux, o Q4OS com o ambiente de desktop Trinity (um fork KDE 3, muito popular nos anos 2000) é uma alternativa realmente interessante: requer apenas 350 MHz no processador e 256 MB de RAM, o que vai de encontro à necessidade de quem procura um sistema leve para um PC muito antigo, mas quando tentei navegar no bom e velho Konqueror criado pela KDE, as páginas modernas não carregaram corretamente. Mas quem sabe instalando um Firefox mais moderno seja possível navegar com alguma segurança? Teste e me conte o que conseguiu.

Distro Linux Q4OS com interface gráfica (DE) Trinity

O legal é que a versão 32 bits do sistema realmente cabe em um CD, o que pode ser útil na hora do boot (inicialização) do sistema operacional. Segundo a página de downlods oficial, a versão codinome Aquarius será suportada até 2028, o que é interessante para a segurança e promissor para computadores velhos de guerra que ainda funcionam firmes e fortes.

Puppy Linux, uma salada de versões

Famoso por sua proposta de leveza, o Puppy Linux tem versões baseadas em Debian, Slackware, etc. Nos meus testes, a compatibilidade foi boa, mas a performance sofrível em clocks abaixo dos giga-hertz. Algumas vezes me parece que alguns desenvolvedores Linux testam suas distros em máquinas virtuais, o que difere bastante do mundo real, na minha opinião. Testei algumas versões, mas nenhuma delas agradou para a proposta central do sistema, o que não impede você de experimentar.

Slax, moderno porém “exigente”

Outra distro promissora e muito bem-acabada, assim como o Q4OS é o Slax, que executa versões modernas do Chromium e, talvez por isso, pareça um pouco pesado para navegar, porém é um SO minimalista, que traz apenas o básico e por isso merece ser lembrado aqui, até para quem for usá-lo apenas para testes ou backup de arquivos.

Menu de todos os programas do Slax

Na verdade, o Slax tem uma proposta inteligente para um mundo dominado pelo Windows e macOS: ser um sistema on-the-go que funciona direto de um pen drive e possui armazenamento persistente, o que também é proposto pelo voltado à segurança Tails (recomendado apenas para computadores modernos).

Agora se você tem alguns giga-hertz de processamento, o Slax pode ser sua opção sim, mas não esqueça de verificar a versão do navegador e de atualizar o sistema todo antes de usar para valer.

Windows 7 ainda funciona?

Com as fragilidades de segurança de um sistema que já não recebe atualizações (remendos) da Microsoft, o queridinho Windows 7 (Starter ou Home Basic) com temas visuais desativados pode ser uma opção interessante em conjunto com um dos navegadores recomendados neste comparativo completo feito em meu laboratório e oficina de informática. Em adição, uma versão paga (sim, paga anualmente) do Malwarebytes é de suma importância se você estiver considerando o sistema operacional mais famoso da Microsoft para fazer qualquer tarefa online que envolva dados sensíveis, o que no fundo, não recomendo, mas é possível, porque já vi essas edições do Seven rodando num netbook da CCE com 1 GB de RAM e disco rígido até que razoavelmente bem, o que muitas distros Linux voltadas para “computadores fracos” não conseguem realizar suavemente.

Formação Pacote Office

Torne-se especialista em elaborar planilhas, tabelas, gráficos, documentos, relatórios, slides e apresentações profissionais.

  • Acesso VITALÍCIO
  • CERTIFICADO reconhecido
  • Bônus INCRÍVEIS

ChromeOS Flex não é uma boa?

Sim, desde que você tenha pelo menos 2.5 GB de RAM, pois o sistema ocupa pouco mais de 1.7 GB de memória e, ao abrir o Chrome, pode ser que “a memória acabe” quando você começar a navegar de verdade.

No quesito segurança e fluidez, caso seu computador seja pelo menos DDR2, a nota é 10, pode usar tranquilamente, sabendo que o sistema operacional do Google é bem mais limitado do que qualquer distro Linux no que diz respeito a opções de software para instalar, mas se a ideia for navegação e Office (Workspace, digo), a experiência pode ser surpreendentemente positiva, desde que tenha pelo menos a quantidade de memória RAM que mencionei acima.

AntiX como opção definitiva para PC antigos

Finalmente, depois de anos de testes, tentativas, erros e sistemas operacionais frustrantes (exceto os baseados em linha-de-comando como o Alpine), cheguei a um resultado extremamente positivo para computadores com memórias DDR de 333 MHz ou menos: o grego AntiX, uma distro baseada em Debian que, na sua versão 23, mantém edições para 64 e 32 bits, trazendo o Firefox mais recente em suas mídias de instalação.

A performance é razoável onde para outras distros é sofrível e ótima em configurações de harware nas quais outras distros são razoáveis, ou seja, o AntiX é realmente leve, otimizado, atualizado e consegue reconhecer a maioria dos dispositivos, segundo meus testes, que por sinal foram feitos em máquina real, um notebook IBM Thinkpad com só 1 GB de RAM, mostrados no vídeo abaixo.

Então se você quer navegar com segurança e se aventurar no mundo Linux usando seu velho amigo, computador antigo, como se fosse de última geração (no sentido de poder navegar na Internet, não no sentido de fazer tarefas pesadas), o AntiX vai “caber como uma luva” no seu PC, mas lembre-se de verificar suas memórias RAM e de corrigir os setores ruins do seu disco rígido primeiro, e resgate um de seus primeiros computadores da inutilidade, até porque, como sempre digo:

“Não existe computador lento, mas sistema operacional pesado”.

Ah, deixa algum comentário para engajar esse artigo que levei uma hora e meia para escrever (dessa vez a Inteligência Artificial perdeu para a Experiência do Técnico). Sinta-se à vontade para fazer parte dos primeiros 10 mil inscritos do meu canal no YouTube 😉

Notebooks recomendados

Se você precisa de um computador novo para trabalho, conheça a lista dos notebooks que eu compraria na atualidade disponíveis no Mercado Livre. Mas se prefere montar com computador de mesa, talvez a configuração Office AMD te interesse.


Descubra mais sobre Pergunte ao Igor

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *