Os 3 notebooks com melhor autonomia de bateria em uma mesa redonda em ambiente intimista

Os 3 Notebooks com Melhor Autonomia de Bateria para 2026

Ideais para quem precisa de mobilidade máxima, os notebooks com maior autonomia de bateria deste artigo são equipados com processadores realmente modernos, com tecnologia ARM ou x86 Core Ultra da Intel (Lunar Lake), pensados para concorrer com os revolucionários da Apple e Qualcomm.

3. ASUS VivoBook S14

Equipado com o Intel Core Ultra 225H, esse modelo oferece excelente custo-benefício quando o assunto é autonomia de bateria em arquitetura x86. A promessa do fabricante são 20 horas reproduzindo vídeos, mas em testes do mundo real, fica entre 8 e 14 horas de autonomia, o que já dura um dia inteiro longe da tomada. O tamanho da bateria é muito bom: 70Wh.

Notebook ASUS com Intel Core Ultra 5 225H e Intel ARC.

Vantagens estruturais

O modelo conta com tampa da tela e apoio para mãos em metal, teclado retroiluminado e tela de 14 polegadas com 1920 por 1200 pixels, pesando apenas 1,4 quilogramas. Em janeiro de 2026, o preço está na faixa dos cinco mil reais.

Inteligência Artificial acima da média

E para quem preza pelos avanços da IA, esse modelo é o mais “inteligente” dos três, capaz de realizar incríveis 83 TOPS (trilhões de operações por segundo), devido ao processador gráfico Intel ARC integrado (seu uso intenso pode consumir mais bateria).

2. ASUS VivoBook 16 (recomendado)

Em outro patamar de autonomia, esse modelo está na vanguarda dos notebooks com Windows ARM, pois seu preço está na faixa dos quatro mil reais, entregando até 22 horas na reprodução de vídeos e 16 horas no uso do mundo real, ou seja, é certeza que a bateria dura mais do que um longo dia de muito trabalho, das 8 da manhã até as 10 da noite sem parar para o almoço nem para o café, mesmo tendo bateria de apenas 50Wh.

Notebook Asus Vivobook 16 com processador Qualcomm Snapdragon X1 26 100 e tela de 16 polegadas.

Tela e memória RAM avantajadas

Algumas das vantagens em relação ao modelo anterior são o tamanho da tela: são 16 polegadas também com 1920 por 1200 pixels, e memória RAM super-rápida de 8448 MHz. Esse modelo não conta com corpo em metal nem com teclado retroiluminado, mas é campeão no quesito companheirismo.

Inteligência Artificial econômica

No quesito Inteligência Artificial local (daquela que transforma seu garrancho no Paint em uma obra-prima), este modelo é considerado um Copilot+ PC com seus 45 TOPS sem usar placa de vídeo nem sacrificar a autonomia.

3. MacBook Air M2

Pioneiro na arquitetura ARM para notebooks, os MacBook Air da linha M foram os primeiros a entregar mais de 12 horas de autonomia em uso de produtividade, sem perder performance. No caso do M2 são em média 14 horas de autonomia de bateria por um preço na faixa dos quase seis mil reais.

Apple MacBook Air M2 visto de cima.

Clube de vantagens Apple

As vantagens de um MacBook Air são inúmeras: corpo todo em metal, tela de 15,3 polegadas com resolução superior (2880 por 1864 pixels) e 500 nits de de brilho, além do melhor preço de revenda quando usado. Lembrando que esse modelo é de 2022, mas com 16 GB de RAM ainda vai longe.

Inteligência Artificial deficiente

Mas quando o assunto é IA, esse modelo alcança apenas 15 TOPS, mas se investir quase o dobro de reais não for nada demais para você, o M4 conta com o dobro de RAM e 38 TOPS.

Conclusão honesta

Se você está acostumado(a) com Windows e não precisa de ferramentas muito específicas ainda indisponíveis na arquitetura ARM, recomendo o ASUS VivoBook 16. Mas se você precisa de programas que de fato só “rodam” em x86, o ASUS VivoBook S14 é para você. Agora se já conhece ou quer se aventurar num sistema totalmente diferente do Windows, então pega o MacBook Air M2 (ou o M4 se quiser investir mais alto).

As marcas e modelos deste artigo foram escolhidas conforme o custo-benefício do mercado em janeiro de 2026, levando em consideração o quesito autonomia de bateria. Se tiver alguma sugestão, deixe um comentário abaixo. Mas se estiver precisando de ajuda para comprar seu próximo notebook, contrate o serviço de recomendação técnica antes de tomar sua decisão.


Descubra mais sobre Pergunte ao Igor

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *