Categorias
dicas de compras melhores notebooks

Melhores Galaxy Book para comprar em 2024: Análise para perfis de usuários

Se como eu, você entende a importância de um ecossistema para a produtividade envolvendo smartphone e notebook, então já sabe que os modelos da Samsung têm esse diferencial exclusivo. O que talvez não esteja claro é qual dos vários modelos é o ideal para o seu perfil de uso. Vamos descobrir?

O que é o Galaxy Book?

Os Galaxy Book são uma linha de notebooks da Samsung que integram o ecossistema Galaxy através de aplicativos proprietários pré-instalados nos smartphones, tablets e notebooks da marca sul-coreana.

Recursos dos Galaxy Books

  • Tela de alta resolução IPS ou OLED
  • Intel de 11ª geração ou superior
  • De 4 a 32 gigabytes de RAM
  • Armazenamento SSD NVMe
  • Windows 10 ou superior
  • Design sóbrio e minimalista
  • Sistema de som Dobly Atmos
  • Webcam de alta resolução
  • Conectividade abrangente

Modelos de Galaxy Book

Em constante aperfeiçoamento, os modelos fabricados pela Samsung Brasil acompanham as opções do mercado internacional, com variantes cabíveis para todos os orçamentos, de 2 a 15 mil reais.

Galaxy Book 2

Se você está precisando de um notebook básico, com boa tela e construção básica, então os modelos da linha Galaxy Book2 são ideais para você, que quer um computador para várias finalidades gerais. O carregamento via USB-C dessa linha ajuda a compensar a duração inferior de bateria (sim, você poderá levar um powerbank de 65W para carregar seu notebook onde quer que esteja). O upgrade fácil de memória RAM (até incríveis 32 gigabytes de memórias DDR4 a 3200 MHz, oficialmente) e armazenamento compensam a pouca portabilidade.

Notebook Samsung Galaxy Book2 com Windows 11 na tela

Por que não os primeiros Galaxy Book?

Porque a tela destes é do tipo TN (que distorcem as cores conforme o ângulo de visão) e também porque são carregados por pino proprietário (o padrão da maioria dos notebooks até 2022). Tirando esses dois pontos fracos, se encontrados por valores abaixo dos 1800 reais (novo), podem valer a pena para quem precisa do básico do básico.

i3 com UHD Graphics

Ideal para quem quer pagar pouco (entre 1900 e 2100 reais) e não liga para jogos 3D, nem usa programas pesados (apesar dos 6 núcleos e 8 threads). O modelo final KT3BR tem 4 gigabytes de RAM (o upgrade fácil com um módulo de 16 GB é recomendado). Já o modelo final KT4BR tem 8 GB de RAM.

i5 com Iris Xe

Ideal para quem não se importa de pagar um pouco mais (entre 2100 e 2600) para ter 10 núcleos, 12 threads e 19.7% a mais de poder de processamento que o Intel Core-i3. O modelo final KF2BR tem 256 gigabytes de armazenamento SSD NVMe, enquanto os modelos final KF3BR tem 512 GB de armazenamento. Já o modelo KF4BR tem 256 GB de SSD NVMe e 1 terabyte de armazenamento em HDD (disco rígido).

i7 com Iris Xe

Por ter o mesmo número de núcleos reais (cores) e virtuais (threads), sendo apenas 1.5% (um ponto cinco por cento) mais rápido que o Intel Core-i5 1235U em testes sintéticos, não justifica a recomendação dos modelos com o Intel Core-i7 1255U (costumam ser de 500 a 1000 reais mais caros).

Comparativo sintético entre i5-1235U e i7-1255U no cpubenchmark.net

Galaxy Book 3

Agora se você está procurando algo um pouco melhor em nível de construção do que os Book2, têm carcaça em plástico, considere os novos Galaxy Book3, lembrando que, diferentemente dos seus antecessores diretos, estes não permitem upgrade de memória RAM e ainda por cima vem com apenas 8 gigabytes de RAM (LPDDR4x a 4266 MHz), podendo ter placa de vídeo dedicada Intel Arc A350M em alguns modelos, sempre com carcaça em alumínio e teclado retroiluminado.

Notebook Samsung Galaxy Book2 com pintura na tela

Sem dúvida uma opção estilosa, mas será 8 gigas atendem ao público-alvo? Tudo vai depender muito da otimização de memória do Windows.

Galaxy Book 360

Saltando para os ultrafinos premium, temos tanto os Book2 360 quanto os Book3 360 como opções sensatas e de alto nível se com 16 gigabytes de memória RAM. Todos os modelos dessa linha têm o selo de qualidade Intel Evo, que garante no mínimo nove horas de duração de bateria, quatro horas de autonomia a cada 30 minutos de recarga, peso inferior a 1,5 quilogramas, retorno do modo de suspensão em um segundo, carregamento via USB-C e portas Thunderbolt para transferências de até 40 Gbps (4 gigabytes por segundo), entre outros critérios que tornam estes dispositivos usáveis pelas Famílias Reais (brincadeirinha, provavelmente eles usam os produtos Apple).

Então se você quer um dispositivo extremamente portátil, com ótima duração de bateria e acabamento refinado, além da tela touch (sensível ao toque), no caso de todos os 360 da Samsung, então qualquer um com 16 de RAM é o ideal, observando que os Galaxy Book3 têm modelos com processadores Intel final P de potência, o que os torna 28,6% mais “poderosos” do que os processadores Intel final U.

Comparativo sintético entre i7-1255U e o i7-1360P cpubenchmark.net

Tela de 13.3 polegadas

Tela de 15.6 polegadas

Book Pro e Book Ultra

Finalmente, mas não menos relevante, temos os Galaxy Book2 Pro ou os Galaxy Book3 Ultra, que são voltados para quem procura a combinação perfeita entre performance a nível profissional e acabamento refinado, sem falar na leveza dos seus menos de 1,8 quilogramas, que em notebook gamer podem facilmente passar dos 2,3 quilos. No quesito performance, o modelo da linha Book2 Pro vêm com 16 gigas de RAM padrão LPDDR5 de 5200 MHz, enquanto os modelos da linha Book3 Ultra vêm com 32 gigas de RAM padrão LPDDR5 de 6400 MHz (uau!). Enquanto o Book2 Pro tem a placa de vídeo dedicada Intel Arc, os Book3 têm placas de vídeo dedicadas GeForce RTX.

Lembrando que devido à finura desses notebooks, suas placas gráficas dedicadas têm limitações de potência se comparadas às de notebooks gamers (outra categoria).

Book2 Pro

Book3 Ultra

Galaxy Book S

Apesar de seu baixo poder de processamento, comparável a um i3 de oitava geração (8130U), o Galaxy Book S é ideal para quem tem certeza que vai fazer um uso bastante leve, mas que não quer abrir mão de grande estilo e portabilidade (este modelo pesa só 950 gramas). Com corpo em alumínio, teclado retroiluminado e tela touch (sensível ao toque) de 13,3 polegadas, este pequeno gigante tem refrigeração passiva (o que pode ser perfeito para quem mora perto do mar ou trabalha na praia). Seus 8 gigabytes de memória RAM vem no padrão LPDDR4x a 4267 MHz de velocidade.

Leia também: 5 motivos para ter um Galaxy Book S

Galaxy Book Go

Mesmo entendendo as vantagens energéticas dos processadores ARM, não recomendo o Galaxy Book Go apesar de ser baratinho e ter a melhor autonomia de bateria dentre todos os modelos já citados. Este modelo talvez seja recomendado apenas para crianças em seu primeiro contato com Windows, mesmo assim, um Chromebook ou tablet com caneta da mesma marca talvez tenha melhor efeito educativo. Além do processador, seus pontos fracos são tela TN, só 4 gigas de RAM e nenhuma porta USB 3.

Conclusão com cupom

Agora é com você, fã da Samsung. E caso escolha comprar do Clube Samsung, não esqueça de usar o cupom vemproclube para garantir um desconto legal.

Boletim
Pergunte ao Igor
Acompanhe as novidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *