Categorias
dicas de compras

5 tecnologias que seu novo notebook deve ter

Um guia rápido para você não pagar caro em velharias e tecnologias prestes a serem ultrapassadas nos próximos anos. Já que vai comprar, por que não garantir que será o melhor que seu orçamento permite?

Tela IPS, VA ou OLED

Por muitos anos, as telas do tipo TN foram o padrão brasileiro de telas para notebooks, mas com a conscientização dos consumidores, já existem notebooks e Chromebooks com telas de melhor qualidade, que não distorcem as cores ao mudar os ângulos de visão. Resumindo, as telas com tecnologia IPS têm melhor ângulo de visão que as com tecnologia VA, que são melhores no contraste e na qualidade do preto. Já as telas com tecnologia OLED têm o melhor dos dois mundos, mas são mais propensas ao burn-in, um fenômeno no qual elementos estáticos podem deixar uma marca permanente na tela.

Se puder adquirir um notebook com tela de toque, melhor ainda (é o caso do Samsung Galaxy Book S que recomendei no artigo anterior a este).

Processador de 10 nm ou menos

Como é perceptível aos olhos de todos, as tecnologias eletrônicas estão cada vez mais portáteis e, portanto, econômicas. E é este o caso dos processadores, que a cada lançamento consomem menos energia e têm mais potência. A título de exemplo, um processador AMD FX-6300 para desktops (de 32 nm) consome 95W, enquanto um processador Intel Core i5-8250U (de 14nm, usado para escrever este artigo) consome apenas 15W e ainda é 28,8% mais capaz que seu “primo” só cinco anos mais velho. Em suma, já existem processadores de 5nm, mas qualquer um de 10 nm ou de 7 nm já deve ser o bastante (em 2023).

Veja a comparação entre os dois processadores aqui

Armazenamento SSD NVMe

Quem já teve um computador com HDD (disco rígido) sabe muito bem o tempo que o Windows costumava levar para ficar pronto para uso (mais de um minuto), enquanto um computador com SSD na verdade já está pronto para uso logo após o logon, por ser pelo menos três vezes mais rápido que seu “avô” mecânico. Já os SSD NVMe são no mínimo três vezes mais rápidos que qualquer SSD do “mesmo encaixe” (SATA) do bom e velho HDD.

Wi-Fi 6

As tecnologias de conectividade têm acompanhado os saltos de demanda e acesso à Internet, e uma rede sem fio do tipo AX é bem-vinda para os próximos anos (até 10 Gbps), ainda que a rede AC ainda ofereça velocidade suficiente para as tarefas diárias da computação moderna (até 1,3 Gbps).

Porta USB tipo C

Mesmo que uma boa parte dos usuários prefiram a nuvem às portas USB para a troca de arquivos, uma porta USB do tipo C é importante para o futuro, já que os smartphones também adotaram este encaixe como o seu padrão para carregamento e conexão por cabo. Note que se seu próximo notebook puder ser carregado pela porta USB-C, melhor ainda, porque poderá usar um só carregador para alimentar diferentes dispositivos. E, se não for pedir muito (não para os ultrafinos premium), o notebook também pode ter uma porta USB-C com Thunderbolt, tecnologia para transferência de arquivos em até 40 gigabits ou (4 gigabytes) por segundo.

Conclusão

Essas são as principais tecnologias que seu novo notebook deve ter, mas se puder ter leitor biométrico, teclado retroiluminado, corpo em metal e webcam HD pelo menos, também não vão mal, mas algumas tecnologias só marcam presença mesmo em notebooks mais caros, como o LG Gram, Dell XPS, Acer Swift, Asus Zenbook e Samsung Galaxy Book3 360 ou Ultra. Sim, estes são os ultrafinos premium, e não têm desculpa para não ter tudo que foi elencado neste artigo, até pelo quanto costumam ser vendidos.

Recentemente gravei um vídeo apresentado dois modelos de notebooks Acer com característica acima da média para seus preços para modelos básicos e intermediários. Agora, se procura soluções topo de linha, então clique ou toque nos links do parágrafo anterior e escolha o seu.

Leia também: Melhores Galaxy Book para comprar em 2024: Análise para perfis de usuários

* Ganhe R$100 reais de desconto usando o cupom VEMPROCLUBE (verificado em 28/12/2023)

Boletim
Pergunte ao Igor
Acompanhe as novidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *