Categorias
dicas de compras

Notebook Acer Aspire 5: o melhor custo-benefício

Se você está precisando de um notebook entre 2600 e 3800 reais com ótima performance e configuração equilibrada, os novos Acer Aspire 5 com certeza oferecem mais por menos, apesar de algumas desvantagens.

Um diferencial marcante dos novos Acer Aspire 5 é a velocidade de comunicação entre placa-mãe e SSD, que normalmente é de 1970 MB/s em modelos, aqui pode alcançar 3940 MB/s devido à tecnologia PCIe 3.0 NVMe x4, o que com certeza garante maior velocidade tanto na inicialização do Windows quanto na abertura de programas.

Outro detalhe importante é a alta definição da webcam, já que fabricantes como Samsung e Asus têm construído seus notebooks com câmeras de baixíssima resolução, o que acaba obrigando o consumidor a comprar uma outra webcam.

E por falar em definição, a tela Full HD, mesmo sendo do tipo TN (desbota as cores dependendo do ângulo de visão), também se destaca de muitos outros modelos de outras marcas que ainda oferecem telas com resolução inferior e, normalmente, TN também.

Na conectividade os Acer Aspire 5 também saem na frente com porta de rede cabeada gigabit (até 100 MB/s) e rede sem fio dual-band com tecnologia MU-MIMO 2×2 (entrada múltipla e saída múltipla multiusuário para rede sem fio).

Ainda é possível expandir o armazenamento com um disco rígido de até 2 TB e um módulo de memória RAM de até 16 GB.

Já a bateria pode oferecer umas seis horas de autonomia, segundo os testes feitos por alguns usuários, o que não é ruim.

E por fim, no acabamento, a tampa em alumínio também é destaque, especialmente para notebooks nesta margem de preço.

Desvantagens

Sejam os modelos com 4 GB de RAM, sejam os modelos com 8 GB, todos os Acer Aspire 5 A514 possuem 4 GB de RAM soldados na placa-mãe, o que pode não ser recomendado para o uso em locais quentes, pois memórias voláteis esquentam bastante conforme o uso (convém respeitar a temperatura máxima de operação, que, normalmente, é de 35 graus), e em caso de defeito, a manutenção pode requerer a troca da placa-mãe inteira.

Apesar de alguns usuários terem aferido o peso do notebook em 1,6 quilos, o valor oficial é de 1,9 quilos, o que não é leve.

Modelos

Acer Aspire 5 com i3-1115G4 (mais rápido que o i5 da décima geração), 4 GB de RAM e 256 GB de armazenamento SSD, Windows 11.

Acer Aspire 5 com i5-1135G7 (quase duas vezes mais rápido que o i3 acima), 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento SSD, Windows 11.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.