Categorias
dicas de compras

5 razões para comprar um notebook Samsung Book com SSD NVMe em 2021

Desde o seu lançamento em 2020, os notebooks Samsung Book têm se destacado dos similares, e com o lançamento recente de modelos ainda melhores, surgem outras razões técnicas para a sua recomendação, além do ecossistema proporcionado pelos aplicativos Samsung pré-instalados.

1. Sem RAM soldada, expansível até 32 GB

Diferente de muitos modelos de outras marcas, os Samsung Book possuem dois “encaixes” para memórias RAM e que são de fácil acesso ainda por cima, permitindo ao usuário expandir a memória do notebook para até 32 gigabytes de RAM. A maioria dos modelos da Acer e da Lenovo, são expansíveis até 20 gigabytes apenas, porque têm 4 gigabytes de RAM soldados à placa-mãe, o que facilita a “perda total” do equipamento, caso os chips de memória falhem, especialmente por calor ambiente excessivo.

2. Tela com definição superior

Enquanto quase todos os notebooks da sua faixa de preços têm telas com resolução HD (1366×768), os Samsung Book possuem uma tela Full HD (1920×1080) antirreflexiva de 15.6 polegadas, oferecendo mais “espaço” na área de trabalho do Windows, e maior definição para edições gráficas em geral, apesar da tecnologia TN (Twisted Nematic), que ao contrário da IPS (In-Plane Switching), desbota as cores da tela dependendo do ângulo de visão.

3. Porta Gigabit Ethernet

Presente só em notebooks mais antigos ou bem mais caros (aqueles para jogos), uma porta de rede cabeada pode ser fundamental para resolver problemas de conectividade em locais com muitos vizinhos próximos, permitindo também testes de velocidade da sua Internet, sem interferências. E neste caso a porta é Gigabit, ou seja, permite a transferência de arquivos para até 100 megabytes por segundo (o equivalente a 1000 Mbps por segundo de velocidade).

4. Armazenamento NVMe

Dos treze modelos lançados em 2021, oito já vem com um SSD NVMe (alta velocidade) de 256 gigabytes, e cinco acompanham um disco rígido convencional de 500 ou 1000 gigabytes. Neste quesito existem dois motivos importantes para a compra de um modelo com SSD NVMe: o primeiro é a velocidade, 25 vezes superior a de um disco rígido; a segunda é a opção de expandir o armazenamento instalando um disco rígido sem perder a garantia (através da tampa de fácil acesso), o que não se aplica na instalação posterior de um SSD NVMe.

Afinal, o que é NVMe?

5. Gráficos Intel Iris Xe

Os novos Samsung Book têm quatro modelos com o processador Intel i3-1115G4 de dois núcleos com gráficos básicos embarcados (o antigo UHD), cinco modelos com o processador Intel i5-1135G7 de quatro núcleos com gráficos avançados (o novo Iris Xe, equiparável a uma NVIDIA GeForce MX350), três modelos o Intel i7-1165G7 também de quatro núcleos, também com gráficos avançados, só que com algumas diferenças para melhor no cache e na velocidade turbo do processador. Dois modelos acompanham uma placa gráfica dedicada GeForce MX450 da NVIDIA (que pode ser um grande diferencial na exportação ou renderização de vídeos em programa de edição otimizados para usar CUDA Cores, bem como na aceleração por hardware de programas como o Adobe Photoshop, entre outros). Também existem dois modelos com Intel Celeron 6305 (um deles com SSD NVMe), que só devem ser considerados para usos realmente leves.

Considerações técnicas finais

Todos os modelos com SSD NVMe são interessantes, a depender do uso que o computador terá, porém os modelos com 8 gigabytes de RAM e processador i5 com gráficos Iris Xe são realmente modernos. E para quem for usar programas que envolvem renderização ou edição gráfica, os modelos com placa gráfica dedicada MX450 são muito indicados.

Assim sendo, passo a indicar quatro modelos com faixas de preços bem diferentes, para usos do básico ao avançado.

NP550XDA-KO3BR, o acessível

Celeron, 4GB de RAM e 256GB de SSD NVMe

NP550XDA-KT3BR, o clássico

Intel i3, 4GB de RAM e 256GB de SSD NVMe

NP550XDA-KF2BR, o moderno

Intel i5, 8GB de RAM e 256GB de SSD NVMe

NP550XDA-XF1BR, o poderoso

Intel i5, 8GB de RAM, 256GB de SSD NVMe e GeForce MX450

Fontes

  1. Novo Samsung Book
  2. Comparação de especificações de produtos Intel®
  3. Extreme IT: HDD, SATA SSD e SSD M.2 for use in lift
  4. UserBenchmark: Intel Iris Xe vs Nvidia GeForce MX350

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *