Categorias
dicas de uso

7 cuidados com seu notebook novo ou usado

Com o preço dos eletrônicos em alta, com certeza você vai querer tomar todos os melhores cuidados com o seu notebook, sendo novinho em folha ou não. Então siga estas dicas de técnico e seja “feliz para sempre” (ou pelo menos por alguns anos mais) com seu notebook.

1. Respeite a ventilação

Uma das principais vantagens de ter um notebook é a mobilidade oferecida, permitindo seu uso nos mais variados ambientes, posições, superfícies e condições, mas muito cuidado: superfícies empoeiradas (ou felpudas) podem entulhar a ventoinha do seu notebook com crostas de poeira e pelos que logo tornarão seu “note” num aquecedor de ar, enquanto os ambientes úmidos podem oxidar contatos importantes para o seu perfeito funcionamento, podendo prejudicar também seus alto-falantes internos. Nestes casos, o ideal é conhecer seu dispositivo, sabendo por onde entra e por onde sai o ar, usando a refrigeração passiva em ambientes ou superfícies contraindicadas.

2. Evite a movimentação

Mais uma vez a mobilidade oferecida pelo notebook pode se tornar numa armadilha: dispositivos equipados com um disco rígido não devem ser movidos ligados, porque “qualquer batidinha” neste estado pode significar um “setor ruim” e a perda de algum arquivo, do acesso ao sistema operacional, ou até do disco em si. Antes de levar o notebook para um cômodo diferente, certifique-se de que está realmente desligado (ou hibernado), preferencialmente com a tela fechada, para evitar choques ou quedas numa condição mais frágil.

3. Bebidas estão proibidas

Diferente dos computadores de mesa, os notebooks têm sua placa-mãe logo abaixo do teclado, então o derramamento de líquidos e mesmo de farelos pode danificar o computador, com raríssimas exceções em modelos que possuem drenagem para algum volume de líquido. Caso ocorra um acidente, mantenha a tecla de ligar pressionada por alguns segundos para desligar o notebook o mais rapidamente possível, encaminhando-o a um técnico da sua confiança.

4. Encaixe sem forçar

É muito comum que conectores, principalmente o de força, apresentem defeitos após alguns anos de uso, mas usar de calma e leveza na hora de conectar um fone de ouvido ou o carregador pode fazer toda a diferença. Neste ponto é importante recomendar que você nunca movimente seu notebook com certos plugues conectados, pois um tombo pode invalidar todo o cuidado e suavidade de praxe.

5. Atenção às temperaturas

Se você usa o notebook para trabalhar ou mesmo para jogos 3D, é recomendável monitorar as temperaturas do processador e do disco rígido, bem como a temperatura do seu ambiente, porque nem todo mundo é calorento, mas o seu dispositivo é bastante sensível ao calor. Um ambiente aos 30 graus centígrados ou menos é o ideal para a maioria dos eletrônicos. Abuse da ventilação ou considere instalar um ar-condicionado para aumentar a vida-útil do seu smartphone, inclusive. Configure o Open Hardware Monitor e altere o Estado de desempenho máximo do processador caso observe que sua temperatura chega muito perto da máxima permitida.

6. Proteja a fonte

Geralmente não é necessário, mas ligar o carregador em um estabilizador de energia pode ser recomendável em lugares onde a energia elétrica oscila ou falha muito. Caso pretenda usar o notebook o tempo todo na tomada, considere guardar a bateria removível ou simplesmente use-o uma ou duas horas por dia na bateria, caso o fabricante não ofereça um programa de limitação do percentual carregado (concebido para proteger a vida-útil da bateria).

7. Periféricos de qualidade

Pelo menos no Brasil, um notebook é algo relativamente caro, por isso não economize na escolha de periféricos, pois alguns plugues ligeiramente fora do padrão podem afrouxar os conectores que alguns cabos ou hubs de má qualidade podem até danificar.

Espero que estas dicas façam toda a diferença na conservação do seu notebook. Se tiver alguma dúvida, pode perguntar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *